utilizadores online

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Assis


No terceiro dia da nossa viagem, depois de visitar o Vaticano, almoçámos, deixámos Roma e partimos para Assis, que fica noutra região de Itália, Úmbria, que já poucas semelhanças tem com Roma.
Chegámos ao hotel e já era quase de noite mas ainda deu tempo para explorar um bocadinho a cidade a pé, regressar ao hotel e tomar um banho de imersão na banheira de hidromassagem do nosso quarto antes de descer para o jantar, no próprio hotel.




Acho que esta foi a refeição preferida da minha mãe enquanto esteve em Itália. Foi a primeira vez que não comemos pasta no primeiro prato, mas sim uma sopa. E a primeira vez também que não nos comemos carne no segundo prato como é costume, mas sim um filete de robalo com umas batatinhas no forno. Para terminar um bolo de maçã que eu acompanhei com um café expresso. A minha mãe adorou, sentiu-se em Portugal, eu confesso que gosto mais de me sentir em Itália quando como. Adoro pasta!







Depois de jantar ainda demos mais uma volta por Assis e adorei o ambiente à noite. Assis é a cidade natal de S. Francisco de Assis, por isso estávamos sempre a encontrar frades franciscanos que andavam a passear. Fiquei também a descobrir que S.Francisco de Assis é o padroeiro dos escuteiros o que justificou a quantidade deles que andavam por lá a descobrir a cidade como nós.
Regressámos cedo a hotel, relaxámos um bocadinho ao pé da piscina e depois fomos finalmente dormir.





Acordámos cedo, tomámos o pequeno-almoço no hotel e quando saímos já tínhamos uma guia de Assis à nossa espera. Adorei esta guia, o sotaque dela era uma mistura de espanhol, italiano e brasileiro mas ela era adorável e a mais simpática de todas. Acho que foi ela que me fez gostar de Assis, a maneira como ficámos a perceber a cidade através das histórias que nos contou.


Basilica di San Francesco. É aqui que estão os frescos de Giotto sobre a vida de S. Francisco. Os frescos decoram a parede da Basílica e foram feitos para que as pessoas chegassem lá e mesmo que não soubessem ler entendessem a história do santo olhando só para as pinturas. Depois de ver mais alguns frescos dele (em Florença) já era fácil de os identificar. As cores que Giotto usava eram sempre mais vivas do que a maioria dos pintores da época, usava muito o verde, o vermelho, o amarelo, o que fazia os frescos muito coloridos. Também era assim que os imaginava.








Vista do nosso quarto à noite

Fachada do nosso hotel: Dalmoro.

Vista do nosso quarto

Assis tem uma paisagem completamente diferente, muito mais verde e muito mais pitoresca. Tudo tem um aspecto medieval e as casas são todas em pedra. Se já conhecem Óbidos, tem muitas semelhanças.
É enorme a quantidade de charcutarias, casas de carne fumada, enchidos, queijos, vinhos, azeite.
Foi uma cidade que me surpreendeu pela positiva porque nunca tinha ouvido falar muito para além de ser o local onde se encontram os frescos de Giotto em melhores condições, e portanto, não tinha nenhumas expectativas. Não tem nada a ver com Roma mas também fui feliz em Assis! Almoçámos lá e depois partimos viagem para mais uma cidade italiana.

11 comentários:

- Diana - disse...

Opah quero voltarrrrrrr :'C estes teus post são uma torturaaaaa!!

Audrey Deal disse...

Uma viagem que não me importava nada de fazer, que brutal

Raquel disse...

Que pinta esse hotel! Gostei muito das fotos. Por acaso já fui 2x a Itália e nunca pensei em ir visitar Assis! :)

Tulipa Negra disse...

R: Ainda não visitei mais nada em Itália mas a minha viagem de sonho é puder passar no mínimo um mês a percorrer esse país. Sou uma apaixonada por Itália. Quando tempo lá estiveste?

Ju. disse...

Continua, continua, continua, estou a adorar! (: Já que eu não vou a Itália, tu trazes a Itália a mim! Já agora, sou como tu, adoro pasta!
Beijinho*

Lani disse...

Oh adoro essas ruas com aspeto medieval! O hotel parece ótimo :) *

Tulipa Negra disse...

R: Eu gostava de visitar tudo =p Agora com a tua publicação fiquei com imensa curiosidade em visitar Assis. Verona, Florença, Milão, Amalfi e Veneza também estão na lista.

Anónimo disse...

Adorei as fotos, Assis nunca me cativou até esta publicação :)

- Diana - disse...

Só agora é que reparei o empregado está a dar um beijinho para o ar xD

Olha Bad tens um desafio no meu blog :D Espero que passes por lá quando tiveres um tempinho ;)

Hibiscus disse...

Adorava ir a Itália :) Parece ser encantador.

Anónimo disse...

Que fotos bonitas! Não conhecia a cidade, mas qd visitar a Itália será mais uma cidade a visitar :)