utilizadores online

sábado, 16 de agosto de 2014

ROMA - Cidade Eterna


É arriscado visitar uma cidade quando mesmo antes de a conhecer já somos apaixonados por ela; as expectativas são muito mais altas e é mais fácil sair desiludido quando já temos interiorizado na nossa cabeça que tudo em Roma é perfeito.
Mas Roma é um desses lugares únicos no Mundo em que é possível pensar desta forma e mesmo assim assim não sair com a mais pequena desilusão: tudo em Roma é perfeito.



Não há nada que não tenha gostado em Roma, ou se há, as coisas boas são tantas e tão melhores que não me lembro de nenhuma má. Conseguiu superar todas as expectativas (que já eram altíssimas) que tinha sobre a cidade, tudo o que já tinha lido, o que tinha visto em filmes, o que me tinham dito,... é muito, mas muito melhor. E é por isso que é impossível descrever Roma por palavras, nem se quer por imagens. Fica-se sempre aquém. 





Fixei uma das muitas definições com que a nossa guia turística a apresentou: Roma é um museu a céu aberto. E ainda não encontrei expressão melhor que esta para a definir. Para todo o lado que olhemos, literalmente, há algo novo para descobrir: uma fonte, uma praça, uma catedral, uma basílica, uma igreja, um jardim, umas ruínas, tudo em grande quantidade e em enormes dimensões... Foi isso que me apaixonou mais em Roma, o facto de saber que posso ir lá todos os anos, ou até viver lá, e mesmo assim ter a certeza de que vou descobrir coisas novas a cada dia e re-descobrir algumas delas.
À parte disto também me fizeram apaixonar todas as pequenas coisas que fazem parte do dia-a-dia romano.






O ambiente é óptimo, há milhares de restaurantes, uns a seguir aos outros todos lindíssimos e qualquer um deles com esplanada. Muitas vezes há alguém a tocar música na rua ou mesmo na esplanada enquanto jantamos. A cidade desperta muito cedo e mal o sol nasce as ruas são invadidas por motas, especialmente vespas, que se deslocam a uma velocidade supersónica por entre os carros que circulam. Sente-se o cheiro da pizza acabada de fazer a qualquer hora do dia, as pastas são maravilhosas, os italianos são muito carismáticos e impulsivos, cansam-se de repetir "mamma mia" pelas ruas, e os empregados de mesa em particular são simpatiquíssimos e muito, muito divertidos. Há também gelatarias por todo o lado, cuja especialidade são os gelados (obviamente) mas também vendem muito granizados e frutas partidas aos bocados e colocadas dentro de copos. Há ainda imensas pizzarias espalhadas pela cidade onde se vendem não só pizzas à fatia como também sandes enormes de queijos, presunto, atum, tomate, alface, ovo,... para uma refeição mais rápida. 




Roma foi a primeira cidade de Itália que visitámos e a minha preferida de todas (de Itália e do Mundo!) que entrou directamente no meu coração praticamente no momento em que passámos para lá dos muros que rodeiam a cidade. Fica a promessa de voltar (muitas, muitas vezes!) com uma máquina fotográfica melhor para redescobrir Roma e voltar a apaixonar-me por cada detalhe, e para visitar outros lugares que não houve tempo desta vez, como o Coliseu e o Fórum que só vimos por fora e para visitar de novo a Fontana di Trevi que estava seca e em reparação até Agosto do ano que vem (se não estou em erro). Tentei nem sequer ficar com aquela imagem da fonte em obras na minha cabeça para quando lá voltar sentir tudo como se fosse a primeira vez que estou a vê-la.














Infelizmente não vos posso mostrar muitas fotografias, nem de Roma nem das restantes cidades porque em muitas aparecem os meus pais, eu, ou mesmo outras pessoas do nosso grupo, portanto estas são imagens puramente ilustrativas do post que não demonstram praticamente nada da beleza de Roma. 

13 comentários:

Filipa disse...

É um lugar onde gostaria de ir :)

Ella disse...

Que saudades que me fizeste ter *.* só boas recordações...
Ando a ver se convenço a minha mãe a voltar a veneza...

Ella disse...

Que saudades que me fizeste ter *.* só boas recordações...
Ando a ver se convenço a minha mãe a voltar a veneza...

Carolina. disse...

Quero tanto (mas tanto) lá ir....! Obrigada pelas fotos que me fizeram viajar um bocadinho :)

Sara* disse...

Adorava ir a Roma! Embora a minha mãe não seja grande fã de viajar, tenho a certeza que a consigo convencer a ir a Roma, que realmente me parece uma cidade espetacular! E agora vê lá se fazes um relato das restantes cidades... ;)

Bad disse...

Sara*

Tens de a convencer, até é pertinho! :P As restantes cidades também hão-de sair todas a seu tempo, espero eu :)

Sys Arancia disse...

Ai como eu adorava visitar. Adorei as fotografias!
p.s.: Na penúltima fotografia, a refeição é só massa com molho de tomate ou...? xD
kiss na cheek

Sys Arancia disse...

Tiveste sete dias de laréu por Roma e ainda te queixas? (:
É verdade, viste o Papa?
kiss na cheek

Sys Arancia disse...

Ah, pronto! Vou ficar à espera. (:
kiss na cheek

Ju. disse...

Ohh, quero tanto ir a Itália, é mais ou menos a minha viagem de sonho. E, claro, Roma terá de ser uma cidade com paragem obrigatória! Obrigada pelo teu relato e pelas fotografias!
Beijinho*

Lani disse...

Ohh adorei o post! Trnho de lá ir um dia. Sou fascinada por Itália! Que pena que a Fontana di Trevi estava em obras! É tão bonita, pelo que mostram nos filmes. Deve ser uma sensação fantástica caminhar pelas ruas de Roma. :)*

Raquel disse...

Eu fui a Roma o ano passado e adorei também! E então a comida... baahhh tão boa!

Gostei das fotos :)

http://700destinations.blogspot.pt/

Tulipa Negra disse...

Revi-me bastante nesta publicação. As minhas expectativas sobre Roma alcançavam o céu e no entanto a cidade conseguiu superá-las todas. Fiquei apaixonada pelos sons, pelos sabores, pelas pessoas, pelo movimento, pelas cores e acima de tudo pela história. Viver uma temporada em Roma é um dos meus sonhos.