utilizadores online

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Privadas ou Públicas?


O melhor conselho que se pode aos recém-caloiros é que não se deixem influenciar por quem anda em escolas públicas ou privadas porque claro que cada um vai puxar a brasa à sua sardinha. Tudo depende dos cursos e não se podem basear apenas no plano de estudos que até pode ser mais interessante. O plano de estudos de uma engenharia numa Privada até pode parecer mais interessante do que no Técnico mas não se pode comparar nunca um aluno saído do Técnico com outro saído de outra Universidade, muito menos privada. E como as engenharias há ainda muitos mais cursos,... E acham que a entidade patronal vai comparar médias ou planos de estudos nestes casos? Claro que não! A maioria das vezes e principalmente no primeiro emprego é a Universidade onde estudamos que tem maior peso.
Por isso antes de escolherem a universidade analisem não só as cadeiras que vão ter mas principalmente a percentagem de desemprego que esse curso tem em cada universidade, porque isso também é um bom mediador do prestígio que a universidade tem para o vosso curso.

1 comentário:

Carolina. disse...

Mas foi exactamente que defendi no meu texto...! Eu falei apenas no meu caso e dei exemplos que conhecia porque nos outros não tenho argumentos... O truque está em fazer muita pesquisa e fazer comparações concretas sem eliminar determinada hipótese só porque é o que as pessoas dizem que é melhor... Há que ter consciência e há que fazer boas escolhas. Cada caso é um caso e toda a gente tem um objectivo diferente... :)
Aqui não está em questão a defesa da Privada ou da Pública (nem as médias, que na maioria dos casos não servem para nada a não ser no ingresso). Aqui está em questão o conhecimento de todas as opções para não as eliminarmos sem argumentos concretos, seja num caso ou noutro...